dd/mm/aaaa



Cameratas da OSBA

As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, trazem dois vídeos musicais do projeto “Café com as Cameratas #Drops” neste mês de abril, que estarão disponíveis para o público da OSBA e de instituições parceiras através das redes sociais. A partir do dia 14, estará no ar o vídeo musical da camerata Bahia Cordas interpretando “Por una cabeza”, tango de Carlos Gardel. Já a partir do dia 21, o público poderá ver a Opus Lumen interpretando “Tema, Valsinha e Chorinho”, de Raphael Batista. Os vídeos serão postados nos perfis de Instagram da Orquestra Sinfônica da Bahia (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia), em dias consecutivos.

CAFÉ COM AS CAMERATAS #DROPS: Desde 2017, as Cameratas da OSBA realizam ensaios abertos gratuitos no foyer do Teatro Castro Alves, seguido de um café da manhã para o público, o “Café com as Cameratas”. Nesta versão para a web, que acontece desde maio de 2020 em razão da pandemia, a ideia foi estender a exibição do vídeo musical para instituições e centros culturais de Salvador e região metropolitana, espaços em que as cameratas realizam aproximadamente 200 apresentações anualmente.

Neste mês, o projeto “Café com as Cameratas #Drops” traz dois vídeos musicais, que expressam a diversidade musical do repertório das cameratas. A Bahia Cordas interpreta o consagrado tango argentino “Por una cabeza”, composto por Carlos Gardel, o cantor de tango mais famoso do mundo, em parceria com Alfredo La Pera; e a Opus Lumen interpreta “Tema, Valsinha e Chorinho”, de Raphael Baptista (1909-1984), músico, compositor e maestro brasileiro.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

Café com as Cameratas #drops

Camerata Bahia Cordas

Música: Por una cabeza, de Carlos Gardel

14/04 - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

15/04 - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

16/04 - Instagram do Museu Geológico (@museugeologicodabahia) e da Associação Atlética (@aatleticadabahia)

 

Camerata Opus Lumen

Música: Tema, Valsinha e Chorinho, de Raphael Baptista

21/04 - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

22/04 - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

23/04 - Instagram do Museu Geológico (@museugeologicodabahia) e da Associação Atlética (@aatleticadabahia)

Data: 21/04/2021 a 23/04/2021

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139