dd/mm/aaaa



Cineclube OSBA

O Cineclube OSBA, projeto de extensão da Orquestra Sinfônica da Bahia que lança luz sobre a música sinfônica no cinema, traz no dia 29 de setembro, às 19h, live debate sobre o filme clássico italiano “O Leopardo” (1963), de Luchino Visconti, trazendo também discussão sobre a obra do compositor Verdi (1813-1901), compositor de óperas do período romântico. O debate, que será transmitido ao vivo no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e contará com a presença de Michele Girardi (chefe do naipe de trombone da OSBA) e de Carolina Guimarães, jornalista e pesquisadora em cinema, especialista na obra do cineasta italiano Visconti.

SOBRE O FILME: o drama histórico “O Leopardo” (1963), do cineasta italiano Luchino Visconti, é uma adaptação do romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e conta a história  do príncipe de Salina, um nobre aristocrata que tenta preservar sua família e classe em meio a tumultuosos embates sociais na Sicília de 1860. Assim como outros filmes de Visconti, tematiza a decadência da nobreza e a emergência de uma nova classe. O filme é estrelado por atores consagrados da década de 1960, como Burt Lancaster, Claudia Cardinale e Alain Delon. No ano do seu lançamento, foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, principal prêmio do evento. Na trilha musical, o compositor do período romântico Verdi, com a sua obra “Grande Valsa” abrilhantando a cena final do filme, com orquestração de Nino Rota, maestro e compositor de grandes trilhas musicais do cinema italiano.

COMO ASSISTIR AO FILME: na versão virtual do Cineclube OSBA, a orquestra indica um filme previamente em suas redes sociais, recomendando o uso do site Just Watch (https://www.justwatch.com/br) para saber a melhor forma de assistir. Em seguida, no dia 29 de setembro, há a transmissão da live debate com os debatedores das áreas de música e cinema no canal da OSBA no YouTube  (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).

SOBRE O CINECLUBE: O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório.  Desde 2020 sendo realizado no formato virtual, as edições anteriores podem ser encontradas no canal da OSBA no Youtube.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Data: 29/09/2021

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139