dd/mm/aaaa



Corpos Nômades

Durante o mês de maio, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), os dois corpos artísticos do Teatro Castro Alves, promovem uma ocupação artística no Teatro Jorge Amado, num projeto batizado como “Corpos Nômades”. A OSBA ocupa a pauta do espaço localizado na Pituba com concertos realizados nas segundas-feiras de 11, 18 e 25 de maio, sempre às 19h, com entrada gratuita. Já o BTCA se apresenta nas terças de 12, 19 e 26 de maio, às 20h, também com entrada gratuita. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) são corpos artísticos do TCA mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Com uma proposta de ocupação que recebe o nome de “Segundas Musicais”, a Sinfônica da Bahia apresenta para o público do Jorge Amado nas duas primeiras segundas dois concertos que integram o projeto “Futurível”, que mistura música de concerto com outras linguagens artísticas. Na última apresentação, no dia 25, a OSBA apresenta “Ventos da OSBA”, que traz serenatas compostas por Mozart e Dvorák. A regência dos três concertos será do maestro Carlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA. Já o Balé do TCA inaugura o “Terças Dançadas” e nesta primeira sequência de apresentações reapresenta a celebrada coreografia “...Ou Isso”, de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, inspirada na obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014). A ocupação artística dos Corpos do TCA no Jorge Amado deve seguir no mês de junho, trazendo novidades na programação. A bilheteria do teatro funciona normalmente de quarta a domingo, das 14h às 19h. No dia das apresentações ela estará aberta a partir de duas horas antes do início das mesmas.

SEGUNDAS MUSICAIS (OSBA) – As pautas das três últimas segundas do mês maio do Teatro Jorge Amado contemplam a música de concerto. Nas duas primeiras edições, dos dias 11 e 18, o público confere o projeto conhecido como “Futurível” que nas palavras do maestro Carlos Prazeres, “sugere levar a música moderna sob um novo formato que vai envolver dança, poesia e explicações sobre este período histórico da música”. Na 1ª edição, que será reapresentada no Teatro Jorge Amado no próximo dia 11 de maio, “Futurível” explorou um programa expressivamente contemporâneo, reunindo em seu repertório obras do compositor alemão Paul Hindemith (1895-1963) e do compositor austríaco e criador do dodecafonismo, Arnold Schoenberg (1874-1951).

TERÇAS DANÇADAS (BTCA) – Com a proposta de ocupar o Teatro Jorge Amado nas três ultimas terças do mês de maio, a coreografia “...Ou isso”foi concebida em 2012 especialmente para o BTCA, por Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro. A montagem é inspirada na obra do escritor matogrossense Manoel de Barros (1916-2014), um dos principais poetas contemporâneos brasileiros, conhecido como o "esticador de horizontes". Exercitando o corpo, a alma e o coração, os bailarinos do BTCA sugerem neste espetáculo outras possibilidades de enxergar o mundo, de ver as coisas, transpondo sentidos, com um olhar ingênuo, lúdico, quase infantil, mas, ao mesmo tempo, astuto e sincero. Para falar dessa “reinvenção”, os bailarinos recorrem à tradição da dança de salão.

Data: 11/05/2015 a 26/05/2015

Valor: Gratuito.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139