dd/mm/aaaa



Ficha Técnica - 5ª edição

Os bastidores e rotinas da Direção Geral e do Administrativo do Teatro Castro Alves (TCA) são pauta da 5ª edição do “Ficha Técnica”, que promove uma conversa ao vivo entre dois funcionários essenciais do dia-a-dia do Complexo: Dirlene Oliveira, assessora da Direção, e Filipe Nascimento, subgerente Administrativo e de Operações. Saem de suas mãos boa parte das ações que mantêm o TCA em movimento contínuo, com seus processos e atividades de base garantidos. A dupla conversa ao vivo na segunda-feira, 20 de julho, às 18h, na página de Instagram do TCA. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

Museóloga e bacharel em Direito, Dirlene Oliveira trabalha no TCA desde 2002. Como assessora da Direção Geral, função que ela exerce desde 2010, tem entre suas principais atribuições o assessoramento na análise e instrução processual administrativa e jurídica, atuando na proposição de medidas que propiciem a eficiência e aperfeiçoamento dos trabalhos e das rotinas, promovendo e acompanhando a integração e o desenvolvimento técnico e interpessoal das equipes de trabalho. É também, assim, responsável por um suporte consultivo para todos os demais setores do TCA. Atualmente, ainda responde pela supervisão da equipe que irá requalificar as áreas de Documentação e Pesquisa e o Memorial do Teatro Castro Alves, do qual já foi coordenadora. De sua experiência anterior como museóloga, trabalhou para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem um currículo que vai da implantação a inventários de museus, passando por diagnóstico, catalogação e organização de acervos.

Arquiteto e Urbanista, Filipe Nascimento entrou no TCA, como estagiário, em 2013. Em 2015, foi efetivado na equipe de funcionários e veio a assumir a chamada Subgerad no último ano. É de lá que se cuidam das atividades de base que possibilitam a sustentação do Complexo: manutenção e limpeza predial, segurança patrimonial, jardinagem, copa, informática, transporte e almoxarifado. É também o setor responsável por fiscalizar os contratos relacionados a estas funções e dos processos de compras de suprimentos. Apaixonado pelos traços da arquitetura modernista, Filipe sempre viu no Teatro Castro Alves uma referência do quão elegante pode ser esse estilo arquitetônico. Assim, ele se sente felizardo por poder ter trabalhado nas equipes de projeto para as obras da Nova Concha Acústica e da Nova Sala do Coro, e de hoje atuar com as atividades diárias de conservação e operação do TCA. Das experiências de acompanhamento destas etapas de obras, surgiu o interesse pelo aprimoramento dentro desta área da construção civil, tendo ingressado numa pós-graduação em Tecnologia e Gerenciamento de Obras.

Sobre o TCA – Um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna na Bahia, o Complexo do Teatro Castro Alves (TCA) assistiu à transformação urbana que Salvador vivenciou a partir da década de 1950 e a integrou, sendo um de seus mais importantes capítulos. Localizado em frente à Praça Dois de Julho, cartão postal do bairro do Campo Grande, o TCA é o principal equipamento cultural do estado, mantido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O Complexo conta com Sala Principal (1.554 lugares) e seu foyer, Sala do Coro (com flexibilidade cênica, abarca plateias de até 350 pessoas) e seu foyer, Concha Acústica (5.000 lugares), Centro Técnico, Esplanada, Vão Livre e Jardim Suspenso, além das salas administrativas e salas de ensaio. O TCA abriga ainda os dois corpos artísticos estáveis da Bahia: o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

 

Teatro Castro Alves apresenta

“Ficha Técnica” | 5ª edição

Com:

Dirlene Oliveira, assessora da Direção Geral do Teatro Castro Alves (TCA)

Filipe Nascimento, subgerente Administrativo e de Operações do Teatro Castro Alves (TCA)

Quando: 20 de julho (segunda-feira), 18h

Onde: Exibição ao vivo no Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

Data: 20/07/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139