dd/mm/aaaa



Orquestra Juvenil da Bahia

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens e traria novas perspectivas para a infância e a juventude do estado. Dez anos após a fundação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), a Orquestra Juvenil da Bahia se prepara para uma turnê que celebra esta primeira década de história e mostra a excelência desses jovens músicos. Sob a regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa apresenta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, Prélude à l'Après-midi d'un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.

A estreia acontece no dia 19 de julho (quarta-feira) no berço da Juvenil da Bahia: o Teatro Castro Alves, em Salvador. Será uma dupla sessão com concerto didático gratuito às 15h e o concerto com repertório completo às 19h30. Na sequência, o grupo viaja para São Paulo, Campos do Jordão e Belo Horizonte.

As obras do repertório da turnê refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro, o concerto de Beethoven será apresentado no seu formato original, com o solista regendo do teclado, e a sinfonia de Shostakovich, que será regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA: Tocar e Lutar. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu em 1975.

Para Ricardo Castro, diretor fundador do NEOJIBA, esta sétima turnê da Juvenil da Bahia em 10 anos representa uma vitória do Programa. “Em um ano de crises institucionais e econômica celebramos nosso décimo aniversário levando uma mensagem de superação, de cada integrante, e do Programa como um todo, que continua investindo com todas as suas forças na infância e na juventude para que tenham oportunidades à altura de suas capacidades”.

Outra ação importante que engloba a turnê é o intercâmbio entre o NEOJIBA e a EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Quatro bolsistas da escola tocam junto com a Orquestra Juvenil da Bahia nas quatro cidades. Os músicos chegam a Salvador no início de julho para ensaiar e conhecer as atividades de prática coletiva da musical desenvolvidas nos Núcleos do Programa na Bahia. “Somos dois programas musicais de excelência, nos quais os jovens brasileiros encontram oportunidades inéditas. Colaborar com a Orquestra Jovem Estadual de São Paulo segue na linha de nossas colaborações com outras instituições de prestígio como a Haute Ecole de Musique de Genebra ou a Youth Orchestra of the Américas”, afirma Ricardo Castro.

 

SERVIÇO

Concerto Didático Orquestra Juvenil da Bahia (NEOJIBA)

Quando: 19 de julho (quarta-feira), 15h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: Gratuito

Concerto Orquestra Juvenil da Bahia (NEOJIBA)

Quando: 19 de julho (quarta-feira), 19h30

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Data: 19/07/2017

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595