OSBA: Série Jorge Amado

Foto: Maurício Serra

No mês em que celebra seus 35 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) abre oficialmente sua temporada de grandes concertos no dia 14 de setembro (quinta-feira), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, com a retomada da Série Jorge Amado. O concerto terá regência do maestro Carlos Prazeres, o tenor Paulo Mandarino como solista convidado e participação do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

PROGRAMA – Na retomada da Série Jorge Amado, a OSBA assume o desafio de interpretar a “Sinfonia Fausto”, obra-prima do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), escrita em 1857 e inspirada na tragédia em versos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A obra narra a jornada de um homem amargurado que “vende” sua alma ao diabo em troca da juventude eterna. A Sinfonia de Liszt é dividida em três movimentos construídos como “retratos psicológicos” dos personagens deste clássico da literatura alemã, começando por Fausto, torturado e dramático; seguido da sua amada Gretchen e, por fim, de Mefistófeles, representação do demônio, que não tem motivos musicais próprios, sendo caracterizado por deformações dos motivos de Fausto. Na parte final, um coro de 40 vozes e tenor entoando louvor, tendo entre seus versos a frase “O eterno feminino nos levará para o alto”. Completa o repertório deste concerto a obra “Ritual” do maestro e compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989).

PAULO MANDARINO (solista) – Nascido em Brasília, o tenor destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro. Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste. Trabalhou com maestros como Jacques Delacote, Isaac Karabtchevsky, Ligia Amadio, Roberto Minczuk, Marin Alsop, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Tibiriçá, nos maiores teatros brasileiros como Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Teatro Amazonas e Palácio das Artes. Compromissos recentes incluem Faust, em La damnation de Faust, de Berlioz, no Theatro Municipal de São Paulo, e a 9ª Sinfonia de Beethoven na abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

OSBA: abertura da Série Jorge Amado 2017 – Concerto inaugural “Nova OSBA”

Quando: 14 de setembro (quinta-feira), 20h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Data: 14/09/2017