dd/mm/aaaa



#OSBAflix: OSBAMIX

A Orquestra Sinfônica da Bahia traz em julho uma programação cheia de orgulho, afinal é o mês em que se comemora a Independência da Bahia. No dia 02 (quinta-feira), às 19h, o maestro e diretor artístico da OSBA, Carlos Prazeres, convida o guitarrista Roberto Barreto, da banda BaianaSystem, para bater um papo na live “OSBA Talks”, que acontece no perfil do Instagram. O tema será o processo de concepção do “Concerto da Independência”, apresentação histórica que uniu os dois grupos, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em julho do ano passado. Logo em seguida, às 20h, vai ao ar no canal oficial da OSBA no YouTube e nas redes sociais mais uma edição do OSBAMIX. Os músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia interpretam o “Hino ao Dois de Julho”, com a participação do cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown.

Outro destaque da programação é o compositor alemão L.V. Beethoven (1770-1827), que, neste ano de 2020, está sendo celebrado pelos 250 anos do seu nascimento. Para isso, no dia 09 (quinta-feira), a OSBA apresenta a live “Viagens Sinfônicas - Especial Beethoven”, comandada pelo maestro Carlos Prazeres. No dia 23 (quinta-feira), vai ao ar mais um OSBAMIX, com o Quarteto de Cordas, composto pelos músicos da OSBA Priscila Rato e Francisco Roa (violinos), Serghei Iurcik (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo), interpretando a obra “Cavatina do Quarteto de cordas nº 13 em Si bemol maior, Op.130”, de Beethoven.

ABRAÇO DA OSBA: no dia 28 de julho, às 14h, nas redes sociais da orquestra, vai ao ar o “Abraço da OSBA”, vídeo-homenagem para o cantor e compositor Carlinhos Brown, com um trecho da música “Tantinho”, interpretada pelos músicos da orquestra. O projeto tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a OSBA de alguma maneira. Em 2005, OSBA e Brown estiveram juntos no palco do Teatro Castro Alves em concerto sob regência de Jaques Morelenbaum O arranjo da música é do fagotista da OSBA, Jean Marques. A coordenação de Gravação e Edição de todos os vídeos do OSBAflix são de Ivan Quintana ou Hélio Góes.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades. 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

PROGRAMAÇÃO #OSBAFLIX

 

2 de julho (qui), 19h
Live OSBA Talks
Com: Carlos Prazeres e Roberto Barreto
Tema: OSBA + BaianaSystem – o processo de concepção
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

2 de julho (qui), 20h
OSBAMIX Convida Carlinhos Brown
Música: Hino ao 2 de Julho
YouTube www.youtube.com/osbaorquestrasinfonicadabahia

9 de julho (qui), 19h
Live Viagens Sinfônicas – Especial Beethoven
Com: Carlos Prazeres
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

23 de julho (qui), 19h
OSBAMIX – Quarteto de Cordas da OSBA
Música: L. V. BEETHOVEN – “Cavatina” do Quarteto de cordas nº 13 em Si bemol maior, Op.130 + Poesia de Castro Alves

28 de julho (ter), 14h
Abraço da OSBA
Homenagem a Carlinhos Brown
Música: Tantinho

Data: 23/07/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139