dd/mm/aaaa




Programa Neojibá

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado "El Sistema", programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

Na primeira fase de implantação do projeto, os integrantes, que já possuíam iniciação na área musical, estão recebendo formação pedagógica específica para atuarem como monitores. Como continuidade do projeto, estes monitores ensinam novos integrantes e participam da criação de novos núcleos em diversos municípios do interior da Bahia e em bairros periféricos de Salvador. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Acesse o site do Neojibá e acompanhe sua programação e notícias.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595