dd/mm/aaaa



Solos de Estar: Contranarciso

Inspirado no poema homônimo de Paulo Leminski, “Contranarciso” é o segundo solo que estreia na série “Solos de Estar”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em que seus bailarinos se voltam aos desafios da própria intimidade diante da pandemia da Covid-19 para desenvolver trabalhos autorais. Com criação e interpretação de Fernanda Santana, esta nova obra é um experimento coreográfico que propõe explorar aspectos das subjetividades das relações humanas, partindo do olhar do indivíduo para si mesmo.  A gravação será exibida das 19h do dia 10 até 23h de 12 de julho, no canal de YouTube do BTCA (www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca).

Como neste entre-espaço de confinamento se intensifica a análise sobre pesos e medidas das relações interpessoais? Este é o ponto de partida de “Contranarciso”, que traz reflexões sobre a individualidade e a descoberta de si, que perpassa também os atravessamentos com o outro. A partir de memórias e sensações, o experimento se cria transpondo poesia a imagens: metáforas para dançar as inquietações existentes nas diversas identidades presentes em si e que, inevitavelmente, estão conectadas ao outro, nos permitindo enxergá-lo profundamente e reconhecer, nele, traços de si mesmo.

Sobre o projeto “Solos de Estar” – Mantendo linhas de criação em meio às políticas de isolamento social determinadas por conta da pandemia da Covid-19, o BTCA promove a série “Solos de Estar”, em que seus bailarinos se debruçam sobre os enfrentamentos humanos da necessidade de viverem com mais intensidade as suas próprias vidas íntimas, para então desenvolver trabalhos autorais. Os papéis sociais externos que, na grande maioria das situações, ocupam a maior parte de um dia comum, dão lugar à execução extremada dos papéis sociais domésticos. E, enquanto trabalho e casa se fundem, recursos do ambiente familiar compõem cenas de solos inéditos.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

“Solos de Estar” – 2ª edição

“Contranarciso”

Criação e interpretação: Fernanda Santana

Texto: “Contranarciso”, de Paulo Leminski

Música: “Der Wanderer an der Mond”, de Franz Schubert – Intérprete: Dietrich Fischer-Dieskau; Piano: Gerald Moore

Roteiro: Celina Pereira e Fernanda Santana

Montagem e edição: Celina Pereira

Imagens: Fernanda Santana

Consultoria de iluminação: Juliana Mendonça

Produção: Fernanda Santana

Finalização e supervisão artística: Wanderley Meira

Quando: das 19h do dia 10 de julho até 23h de 12 de julho

Exibição através do canal do BTCA no YouTube

www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca

 

Data: 10/07/2020 a 12/07/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139