dd/mm/aaaa



Corpos Artísticos

O Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), que completou recentemente 35 anos e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que começa o novo 2017 com novidades em sua gestão, com a publicização, são os dois corpos estáveis do TCA.

OSBA – Criada em 1982, a OSBA contou com a regência de conceituados maestros, como Christopher Warren-Green, John Neschling, Isaac Karabtchevsky, Alex Klein, Olivier Cuendet e Ricardo Castro. Desde 2011, o posto de regente titular e curador artístico da OSBA é ocupado pelo maestro Carlos Prazeres. As primeiras ações de Prazeres tiveram o objetivo de inserir a OSBA no contexto cultural da sociedade baiana, criando vínculos entre a orquestra e a cultura do estado. Para tanto, idealizou uma programação anual, dividida em séries de concertos, com o nome de importantes personalidades, artísticas da Bahia, que através de seu trabalho difundiram o nome e a cultura do Estado para todo o mundo. Assim surgiram as Séries Jorge Amado, Carybé, Manuel Inácio da Costa e Glauber Rocha.  Após estudos, foi obtida a liberação para concretizar o ingresso da Orquestra no Programa Estadual de Organizações Sociais. Desta forma, a OSBA continua a ser mantida pelo Estado, porém administrada por uma Organização Social, sem fins lucrativos. Isto lhe permite expandir o seu corpo de músicos, gerir a instituição com mais agilidade, além de possibilitar a captação de recursos de forma mais proveitosa.

BTCA - Primeira companhia pública de dança do Norte e Nordeste e quinta do país, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) foi fundado em 1981 e tornou-se referência de dança moderna e contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Araiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho, entre outros. Atualmente com um corpo artístico formado por 36 bailarinos, o BTCA conta com mais de 70 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595